SOLDA EXOTÉRMICA


A Solda Exotérmica é um método de soldagem de alta temperatura de metais iguais ou diferentes sem necessidade de fontes externas de calor, sendo aplicadas para a emenda entre condutores elétricos e/ou massas metálicas.

Alguns metais aplicáveis: Aço, ferro, aço inoxidável, aço cobreado (copperweld), bronze e cobre.


COMO É O PROCESSO DA SOLDA EXOTÉRMICA


Metais em forma de pó (óxido de cobre e alumínio) são depositados em molde de grafite (cadinho), no qual estão conectados os condutores a serem emendados. Em seguida dá-se ignição ao pó através de Palito ignitor ou acendedor. A redução do óxido de cobre pelo alumínio (reação exotérmica) dá origem a Cobre puro em estado de fusão e resíduo de óxido de alumínio. O cobre em fusão escorre sobre os condutores cobreados dentro do molde de grafite, funde-o e solda-os entre si.

O pó de solda exotérmica pode ser manuseado com segurança e armazenado sem perigo, tomando a precaução de mante-lo longe de fontes de calor. A fumaça resultante da reação não é mais prejudicial do que qualquer outra fumaça comum, DESDE QUE SEJAM TOMADAS AS DEVIDAS PRECAUÇÕES: O USO DE MÁSCARA, LUVAS, ÓCULOS, E EVITANDO FAZER SOLDAS EM AMBIENTE FECHADO, ABAFADO.

As conexões soldadas não são afetadas sob elevados surtos ou picos de corrente elétrica.

Não sofre corrosão: a conexão passa a fazer parte integrante do condutor ou da superfície onde foi aplicada, possui capacidade de corrente elétrica igual ou maior que a dos condutores conectados.


INSTRUÇÕES DE USO PARA SOLDA EXOTÉRMICA


Antes da execução da solda verificar:

- Se não falta nenhum componente necessário para o processo: molde, alicate, pó de solda, disco retentor, palito ignitor e acendedor (fósforo, isqueiro...);

- EPIs necessários: máscara respiratória, luvas de raspa e óculos de proteção.


Verificar antes da aplicação da solda:

- Moldes, cabos ou hastes estão limpos e secos, livres de umidade, sujeiras ou óleos, fazendo a limpeza se necessário; (moldes/soldas molhados ou úmidos podem provocar explosão)

- A bitola dos condutores, moldes e alicates são compatíveis entre si;

- O molde está bem fechado, não existindo frestas no encaixe, nas quais poderão escorrer solda. Utilizar se necessário luvas de redução (ajuste), massas de vedação ou troca do molde;

- Os condutores estão bem conectados, retos e centralizados na câmara de soldagem.


Instruções para aplicação da solda:

- Colocar o disco metálico no fundo da câmara de reação, depois despeje o pó de solda, sem comprimí-lo;

- Feche a tampa do molde, posicione o palito ignitor na abertura do molde e acenda-o com um acendedor (fosforo, isqueiro, maçarico...), dando início a reação exotérmica, afastar-se do molde com distancia segura. Após alguns segundos, abra o molde e remova a escória.

- Após o término da soldagem o molde permanece com temperaturas elevadas. Não tocar com as mãos de forma direta. Utilize o alicate e luvas.

- Em seguida o molde estará pronto para uma nova conexão;

- Deve-se fazer uma primeira solda com o objetivo de aquecimento do molde, para então iniciar o processo de soldagem.